Compartilhar:

Nos últimos anos tem-se notado um avanço tecnológico em diversas áreas, principalmente na agricultura. Mesmo com todo esse avanço, um componente natural ainda é essencial para a produção de alimentos, fibras e energia. O solo.

 

Importância do solo

É dele e nele que estão contidos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas e onde ocorrem diversos processos que atuam durante os ciclos produtivos. O agricultor ou técnico que trabalha na agricultura, deve conhecer e fazer uma boa análise de solo para tomar suas decisões. Para obter melhores ganhos, confira também nossas 7 dicas para uma amostragem de solo de excelência.

Devido a essa importância do solo para a produção agropecuária, conhecer as características dele é um fator essencial. Para a classificação de um solo deve-se iniciar com a descrição do seu perfil. Mas, afinal o que é o perfil do solo?

 

Composição do solo

Os solos têm em sua composição uma sucessão vertical de camadas horizontais, como se fossem caixas empilhadas umas sobre as outras. Essas camadas se originam de diversos processos e fatores que atuam em conjunto ao longo dos anos. Erosão, lixiviação, água, vento, microrganismos são alguns exemplos de fatores que causam alguns processos que, ao longo do tempo, vão alterando a constituição e formação dessas camadas. E o perfil do solo, basicamente, é o conjunto dessas camadas em sucessão.

 

Diferentes camadas

Portanto, o perfil do solo é uma seção vertical que se inicia na superfície do solo até chegar à camada de rocha. E como dito, esse perfil pode ser constituído de diversos horizontes do solo, ou seja, as diferentes camadas que o constituem e são formadas pelos processos pedogenéticos.

 

Análise de perfil de solo

Ao analisar o perfil do solo, podemos identificar algumas camadas típicas. O primeiro, chamado de horizonte O, é a camada mais superficial do solo e contém resíduos orgânicos como folhas, flores, fauna, raízes. Já o horizonte A do perfil do solo, de acordo com o tipo de solo, localiza-se abaixo do horizonte O e tem uma profundidade de até 10 cm, sendo constituído por um material mais rico em matéria orgânica e atividade biológica. O horizonte B é o horizonte mineral do perfil do solo, onde há expressão máxima da cor característica do solo, bem como de sua estrutura. No horizonte B, que possui uma profundidade indo de 10 cm a 30 cm de acordo com o solo, é que são coletadas as amostras de solo para análise química. Já o horizonte C é constituído por rochas que sofreram ação de intempéries. De acordo com o tipo de solo é possível identificar outros horizontes que caracterizarão o perfil do solo, sendo que algumas dessas camadas podem estar ou não presentes no solo avaliado.

perfil de solo - O que é perfil de solo

O perfil de solo pode ser constituído de diversos horizontes do solo, ou seja, as diferentes camadas que o constituem e são formadas pelos processos pedogenéticos.

 

 

A importância do perfil do solo

E por que é importante conhecer o perfil do solo? O perfil do solo é utilizado para fins de exame, descrição, coleta e classificação dentro de um sistema organizado de classificação dos solos. De acordo com as características e dados apurados do perfil do solo, identificados ou resultado de análises de laboratórios, são comparados a atributos diagnósticos definidos pelo SiBCS, utilizando a Chave do Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS). Através dessa chave é possível comparar os resultados obtidos com os critérios estabelecidos pelo SiBCS e assim classificar o solo.

 

Organização da classificação de chave

A chave de classificação é organizada em seis níveis categóricos. Os quatro primeiros níveis são denominados de ordens, subordens, grandes grupos e subgrupos, sendo que o 5º e 6º níveis categóricos ainda se encontram em discussão. Atualmente um solo pode ser corretamente classificado utilizando-se a chave de classificação até o 4º nível categórico do sistema. Com esse resultado e a definição do tipo de solo, podem ser tomadas decisões como a definição do tipo de cultivo a ser realizado nessa área avaliada.

 

Artigos Relacionados

 

Classificação do perfil do solo

E como é realizada a análise e classificação do perfil do solo? Em primeiro lugar é necessário identificar o horizonte diagnóstico superficial e o subsuperficial do perfil do solo. A caracterização desses horizontes, sua presença ou ausência é que definirá a classificação do perfil do solo. Para realizar a classificação geralmente são cavados grandes buracos (2 m de profundidade por 1,5 m de comprimento e 1,5 m de largura) ou são avaliados os barrancos na beirada de estradas. Uma face ou um lado desse buraco ou barranco recebe então o nome de perfil do solo.

 

As camadas

Como já descrito neste texto, o perfil do solo contém camadas aproximadamente paralelas à superfície do terreno, as quais são denominadas de horizontes. Esses horizontes podem variar quanto à cor, espessura, tipo de estrutura, textura, entre outras características. Para a classificação, deve-se então observar as características do solo no campo (morfologia) e coletar amostras dos horizontes, que são levadas para os laboratórios a fim de executar dezenas de determinações (teores de cálcio, magnésio, potássio, fósforo, alumínio, carbono orgânico, além de muitas outras). As observações morfológicas obtidas no campo (cor, textura, estrutura, etc. dos horizontes) e os resultados de laboratório possibilitam classificar o solo, ou seja, nomeá-lo.

 

Receba notícias em seu e-mail

 

Processo de identificação

Praticamente todo o processo de identificação e classificação dos solos inicia-se no campo, por meio da observação morfológica detalhada do perfil, que possibilita a identificação, a separação, a delimitação e a nomeação dos horizontes. Por isso, estes são denominados horizontes diagnósticos, pois é a partir do exame, delimitação e identificação deles no campo que um perfil de solo é diagnosticado, ou seja, classificado.

 

Base para a classificação

De acordo com essas observações é que se pode comparar com os padrões definidos no Sistema Brasileiro de Classificação dos solos. Esse Sistema agrupa e organiza todo o conhecimento adquirido até hoje sobre os estudos dos solos no Brasil, além de permitir a comunicação entre as várias pessoas que trabalham com a ciência do solo, uma vez que um solo de determinado nome (Latossolo, por exemplo) apresenta o mesmo conjunto de características, independentemente de estar no Estado do Amazonas ou no Rio Grande do Sul.

 

Definição e adequação

Através da classificação dos solos é possível mapear sua distribuição no País, e assim definir os locais mais adequados aos diferentes tipos de cultivo, bem como quais manejos do solo são mais adequados à cada região. Por isso, o estudo e definição do perfil do solo são tão importantes para a prática agrícola.

 

Quer saber mais sobre o estudo e definição do perfil de solo? Deixe seu comentário. Nós podemos ajudar você!

 

 

E-book 21 dicas sobre classificação do perfil de solo