Compartilhar:

Como descrito no artigo “O que é perfil de solo?”, o perfil pode ser definido como um conjunto de camadas aproximadamente paralelas à superfície do terreno, as quais são denominadas de horizontes. Esses horizontes, que possuem diferentes nomenclaturas como horizonte O, A ou B, podem variar quanto à cor, espessura, tipo de estrutura, textura, entre outras características.

E são justamente as características citadas desses horizontes é que definirão a classificação do tipo de perfil do solo. Sua caracterização torna-se importante, pois é através dela que são avaliadas condições naturais do solo importantes ao cultivo como: quantidade de matéria orgânica, minerais, teor de argila, profundidade das camadas entre outras.

Tomadas de decisão

Portanto, ao ser definido o perfil do solo e através deste se proceder a classificação do mesmo, torna-se possível avaliar os tipos de cultivo mais adequados àquele local, bem como os manejos posteriores para a produção desejada. Definir o perfil do solo definirá como o produtor ou técnico atuará no ambiente produtivo de acordo com a cultura desejada para o local. A definição e classificação do perfil do solo é que levará à tomada de decisão antes, durante e após a instalação da cultura no local.

Avaliando uma classificação do perfil do solo

Como exemplo, um perfil de solo foi avaliado e classificado como latossolo. E como é possível classificar um solo como desse tipo (latossolo) pelo seu perfil? Os latossolos possuem alguns fatores característicos em seus diferentes horizontes. O horizonte B do perfil desse solo geralmente é bem espesso, tendo uma espessura com mais de 50 cm, sua coloração varia de vermelho
muito vivo a amarelado, sendo que no horizonte A, a coloração é mais escura; no B, mais viva; e mais clara no horizonte C.

Então, ao avaliar o perfil de solo desse tipo, essas características indicam um solo do tipo latossolo. Bem, mas e o que fazer com essa informação? Ao classificar o solo como desse tipo, o produtor ou técnico já terá em mãos informações que podem definir o tipo de cultura que melhor se adequam a esse tipo de solo. Os latossolos são passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e reflorestamento.

Portanto, ao definir o perfil do solo, o ambiente produtivo para ele é definido, como nesse exemplo citado o produtor já terá em mente quais culturas obterá melhores resultados.

Manejo do solo em função do perfil

Através da definição do perfil, podem ser estabelecidas outras características em relação ao ambiente produtivo, como o tipo de manejo ou equipamentos a serem utilizados de acordo com a classificação do solo. Ainda usando o tipo de solo do exemplo, os latossolos possuem uma declividade que raramente ultrapassa 7%, o que facilita a mecanização. Assim, a definição do perfil auxilia na tomada de decisão da maneira em que se pode atuar sobre o ambiente produtivo, no caso citado indicando que o produtor poderá mecanizar sua produção, pois o tipo de solo classificado favorece esse manejo.

Outras características dos latossolos, definidos através da classificação de seu perfil, é que estes são profundos, porosos, bem drenados, bem permeáveis mesmo quando muito argilosos, friáveis e de fácil preparo. A definição de que são de fácil preparo, indica ao produtor os tipos de implementos, ferramentas e sua forma de utilização para esse solo. Mais uma vez, isso indica
que a definição do perfil do solo é um fator importante, que definirá todo o manejo do ambiente produtivo.

Outros tipos de solo

Podemos citar o exemplo de outros tipos de solo, de acordo com a classificação de seus perfis. O argissolo, por exemplo, ao avaliarmos seu perfil de solo, nota-se que  possui predominância do horizonte A. Apresentam principalmente a textura média/argilosa, podendo apresentar em menor frequência a textura média/média e média/muito argilosa. Apresentam
também baixa a muito baixa fertilidade natural, com reação fortemente ácida e argilas de atividade baixa. A definição de que esse tipo de solo possui baixa fertilidade natural, já indicará ao produtor que ele precisará atuar para o aumento dessa fertilidade, devendo assim ter uma atuação mais forte no ambiente produtivo nesse aspecto. O manejo nesse caso, deverá ser feito através do plantio de cobertura, utilização de adubos verdes, de fertilizantes químicos entre outros. Com a caracterização do perfil do solo e sua classificação, o agricultor poderá inferir com mais precisão quais processos terá que realizar no ambiente produtivo.

Escolhendo uma propriedade em função do perfil do solo

Além da definição do perfil do solo levar à caracterização do ambiente produtivo, qual cultura melhor se adequa àquele solo, quais manejos serão necessários, se é mais indicado ou não a mecanização do local, definir o perfil do solo pode interferir também na escolha da propriedade rural a ser adquirida pelo produtor. Um produtor de culturas perenes, como laranja, café, madeira ou outros cultivos, definirá a propriedade que melhor se adequa a essas culturas de acordo com o perfil de solo do local pretendido. O produtor aqui exemplificado, ao analisar o perfil de solo da propriedade a ser adquirida, daria preferência àquela classificada como latossolo, pois como citado acima no texto, esse tipo de solo se adequa melhor ao cultivo de culturas perenes.

Influência na cultura

Já, se um produtor de cana-de-açúcar é que estivesse definindo qual local deveria comprar, este deveria preferir locais em que o perfil de solo tivesse características que o classificassem como argissolo, pois suas características desse solo, como maior teor de argila favorecem o plantio da cana.

Portanto, a caracterização do perfil do solo e sua posterior classificação é que indicarão os tipos de cultivo indicados para aquele local, qual manejo deverá ser realizado ali (tanto do ponto de vista físico, quanto químico) bem como definirá qual propriedade melhor se adequa aos objetivos de produção pretendido pelo produtor, influenciando qual propriedade deve ser comprada ou não.

Quer saber mais sobre como o Perfil de Solo pode influenciar um ambiente produtivo e na compra de uma propriedade rural, ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários. Nós podemos ajudar você!