Compartilhar:

A avaliação da qualidade do solo é essencial na determinação da sustentabilidade dos sistemas de manejo a serem utilizados. Determinar os indicadores de qualidade de solo é imprescindível para a identificação de áreas problemas utilizadas na produção, fazer estimativas realistas de produtividade, monitorar mudanças na qualidade ambiental e auxiliar agências governamentais a formular e avaliar políticas agrícolas de uso da terra.

 

Acompanhar esses indicadores é fundamental para ter uma produção otimizada na agricultura e evitar problemas no plantio.

 

O que é qualidade do solo

A qualidade do solo, também referida como saúde do solo,  considera a capacidade que o solo possui em funcionar continuamente como um ecossistema que possa sustentar plantas, animais e seres humanos. Por isso é importante se fazer sua gestão sustentável e racional, de forma que o solo continue útil e fértil.

O solo quando devidamente cuidado pode fornecer todos os nutrientes necessário para o crescimento das mais diversas plantas, possibilitar a absorção de água e a filtragem de poluentes.

 

Para compreender a qualidade do solo, existem alguns indicadores essenciais.

 

Indicadores de qualidade do solo

Pode-se dizer que os indicadores de qualidade do solo apresentam informações que são utilizadas para avaliar o comportamento e o desempenho das principais funções do solo, que podem ser físicas, químicas ou até mesmo biológicas. A saúde do solo nada mais é do que integração de todas essas propriedades, e os indicadores de qualidade do solo devem sempre trilhar as seguintes informações:

-Relacionar seus dados com ecossistemas saudáveis
-Integrar os processos e as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo
-Ter sensibilidade às variações climáticas
-Gerar a criação de banco de dados para comparações futuras
– Receber o acompanhamento da tendência da saúde do solo

 

Ao considerar as três diferentes categorias (químicas, físicas e biológicas), destacam-se os seguintes indicadores:

 

Indicadores químicos

Suas informações são relativas ao equilíbrio entre água e os mais diversos nutrientes no solo, além de mostrar seus níveis e a forma como estão disponíveis, tais como ciclagem, fertilidade, quantidade de matéria orgânica, indicadores de pH e toxinas.

O solo armazena, libera e faz a ciclagem de diversos elementos e nutrientes e, ao longo desse processo bioquímico, os nutrientes podem ser agregados às plantas ou deixados disponíveis no solo. Já os indicadores de fertilidade apresentam a quantidade de nitrogênio, nitratos, potássio, cálcio, boro, magnésio, zinco e outros componentes e substâncias no solo.

A quantidade de matéria orgânica representa a razão entre nitrogênio e carbono no solo, a decomposição da biomassa, carbono, entre outros. Os indicadores do pH do solo apontam se o solo é básico ou ácido, levando em consideração que cada cultura possui um pH ideal. E, por fim, os indicadores de toxinas medem a quantidade de toxinas presente no solo.

 

Indicadores físicos

Informam sobre as características do solo, como a quantidade de água disponível, densidade do solo, taxa de infiltração e indicador da estrutura do solo.


A quantidade de água no solo representa como tem sido a absorção da chuva, capacidade de armazenamento e quanto o solo pode fornecer para as plantações. Já a densidade do solo, que é calculada entre peso seco e o volume do solo, mostra a sua compactação.

 

A taxa de infiltração representa a velocidade em que a água entra no solo e quanto maior for a sua taxa, maior sua absorção. E como o solo pode possuir diversas camadas, ser fino, particulado, aerado, entre outros, tudo isso deve ser medido e categorizado para indicar sua estrutura.

 

Indicadores biológicos

Apresentam a quantidade de organismos e microrganismos presentes no solo, sua disposição e a capacidade do solo em recuperar a ausência de alguns deles, como a quantidade de minhocas, matéria orgânica particulada e quantidade de enzimas.

 

As minhocas são fundamentais para a aeração do solo, a ingestão de resíduos das plantas e a decomposição de dejetos, e quanto maior a quantidade, melhor a qualidade do solo.

Quanto menores forem a partículas de matéria orgânica, melhor será sua absorção pelas plantas. Por isso, mede-se também como a matéria orgânica está disposta no solo. Já as enzimas aumentam a velocidade com que os resíduos das plantas são decompostos e velocidade de liberação de nutrientes pelas plantas.

 

 

O impacto no seu negócio

Apesar de ser um processo extremamente complexo, os indicadores químicos, físicos e biológicos devem ser monitorados constantemente, pois somente dessa maneira a qualidade do solo poderá garantir a produtividade das plantações e a qualidade das culturas. E, por consequência, poderá reduzir riscos, otimizar a produtividade, aumentar a lucratividade e diminuir possíveis perdas.

 

É claro que este é apenas um dos importantes passos a serem seguidos para obter sucesso nas plantações, já que o processo tem início bem antes de se jogar as sementes na terra. É preciso saber como tornar o solo adequado para o plantio e entender para que serve a análise de solo. No entanto, é comprovado que um plantio bem planejado e estudado mostra resultados no bolso, podendo elevar de 20% a 30% o lucro.

 

Comece esse planejamento conferindo também nosso infográfico com 7 dicas para uma amostragem de solo de excelência.

Você tem dúvidas sobre como controlar a qualidade do solo? Entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!