Compartilhar:

 

Foi-se o tempo em que eles eram utilizados apenas para diversão e lazer; atualmente, é cada vez mais comum o uso de quadriciclos, também conhecidos como ATVs (em inglês: All-Terrain Vehicle, ou veículos para todos os terrenos) de e UTVs (Utility Task Vehicle, ou veículos para tarefas utilitárias, que podem transportar carga) para monitoramento e coleta de dados na agricultura.

 

São ideais para o deslocamento em campo

Na prática, para que as tarefas no campo sejam realizadas de forma facilitada, utilitários como ATVs e UTVs são uma alternativa, principalmente para áreas onde o deslocamento de um ponto a outro, demanda mais rapidez e facilidade. Esses utilitários possibilitam atravessar regiões que são inviáveis para um carro, trator, ou mesmo a pé.

Além da capacidade de adentrar em locais de difícil acesso, eles são projetados tecnicamente para a locomoção ágil dentro do campo sem correr o risco de prejudicá-lo, compactando o solo e sem danificar plantações.

 

Conteúdos relacionados

 

São ideais para serem embarcados com instrumentos de coleta de informação

Os quadriciclos (ATVs) e UTVs permitem que neles sejam montados tanto amostradores de solo para coleta e análise de solo, como equipamentos que atuam na resolução de problemas específicos.

A SACI disponibiliza essas soluções já completas, instrumentalizando e equipando esses veículos proporcionando uma solução eficiente e prática. Para agregar maior tecnologia nessas soluções a Saci utiliza dos veículos fabricados pela empresa Polaris, sendo esta a maior empresa do mundo neste segmento.

Na instrumentalização, o equipamento Saci Trail pode ser acoplado em um Sportsman (Quadriciclo Polaris) ou em um Ranger (UTV Polaris), para atuar com as soluções em amostragem de solo, medição de compactação, umidade, fertilidade, entre outros fatores que auxiliam no planejamento de um cultivo mais eficiente e produtivo.

Já para as ações de campo, esses mesmos veículos podem ser equipados com implementos para a realização de determinados trabalhos, como o de pulverização localizada, como exemplo catação.

 

Amostrador de solo acoplado em Sportsman ou Ranger

Na amostragem para análise de solo, utilizando um ATV ou UTV instrumentalizado com um amostrador de solo é possível se locomover com rapidez, proporcionando alto rendimento operacional, repetibilidade e excelente qualidade da coleta, otimizando o tempo de trabalho e o cansaço físico. Versões com comando automático e equipadas com GPS, possibilitam ainda total rastreabilidade, fornecendo os dados no momento da coleta de solo, mapas de variabilidade de compactação e identificação dos pontos coletados.

 

Conteúdos relacionados

 

Por que escolher um Sportsman/Ranger

Diante das vantagens e benefícios oferecidos por esses utilitários nas áreas de cultivo, pode surgir a dúvida: Por que escolher Sportsman/Ranger ao invés Pick Ups/ Tratores? O mais indicado é traçar um comparativo de rendimento e funcionalidade entre um veículo comum e um veículo off road, apropriado para andar no campo.

Apesar de percorrer grandes distâncias, uma pick up, por exemplo, não foi projetada para a realização desse trabalho. Com o uso inadequado, o veículo pode apresentar diversos problemas em componentes eletrônicos, lataria, mecânica, suspensão, devido ao contato extremo com poeira, água, terrenos acidentados, arbustos, entre outros.

No entanto, o ATV ou UTV, é especialmente pensado para essas tarefas. Seus componentes como suspensão, estrutura, velocidade restrita e sua largura e peso, são apropriados para o trabalho no campo, permitindo o acesso com agilidade e segurança, inclusive em áreas estreitas e barrancos.

 

Você já utiliza veículos instrumentalizados nas suas atividades de campo? Compartilhe com a gente sua experiência!