Assim como em outras áreas, no segmento agrícola, a grande necessidade no aumento da produção impulsiona o desenvolvimento de inúmeras inovações tecnológicas, além de ferramentas que otimizam a evolução de ambientes produtivos, possibilitando ao produtor um grande aumento em seu rendimento. Confira as ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de ambientes produtivos no agronegócio.
Mecanização na agricultura
A mecanização no campo passou a permitir que as lavouras fossem cultivadas em larga escala, desde 1960, com as vendas de tratores, otimizando o processo de trabalho em relação a tempo, insumos e capital, além de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Atualmente, o setor agrícola conta com uma gama de máquinas (como plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, por exemplo) que garantem que as ações sejam executadas no tempo correto, a fim de aumentar o rendimento.
Agricultura de Precisão
Este sistema de manejo engloba informações e tecnologias alinhadas ao conceito de que espaço e tempo influenciam nos cultivos e em seus rendimentos.
Segundo o livro “Soja quebrando recordes”, de autoria do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil), a agricultura de precisão consiste em:
1º Preparação de solo (Análise de solo para busca das causas e variações; a aplicação de fertilizantes e corretivos a taxas variáveis)
2º Plantio (Plantio a taxas variáveis, de acordo com o potencial produtivo de cada área)
3º Acompanhamento da Lavoura (para mapeamento de pragas e doenças; aplicação localizada de defensivos agrícolas)
4º Colheita (com máquinas com sensores de produtividade e geração de mapas de produtividade)
Amostragem de solo
Visando melhorar ainda mais a produtividade, a renda e a preservação do meio ambiente, os produtores rurais e profissionais de agronegócios têm usado esse conjunto de ferramentas e tecnologias, fazendo a análise de solo, através de coleta de informações, interpretação e diagnóstico, permitindo que o solo seja compreendido em sua totalidade, levando em consideração suas desigualdades e utilizando estratégias para o melhor aproveitamento dessas áreas.
A agricultura de precisão, por meio de um sistema de georreferenciamento, com amostragem do solo e GPS, é capaz de identificar fatores físicos, químicos e biológicos e propor alternativas de manejo diferentes de acordo com a deficiência de cada área, seja ela em relação à compactação, umidade e textura.
A amostragem de solo permite ainda que seja feita uma análise química e biológica do solo, identificando e corrigindo seu pH e, desta forma, favorecendo a fertilidade do ambiente produtivo e permitindo que as plantas ou cultura sejam enriquecidas com os nutrientes necessários para seu desenvolvimento adequado.
Para obter melhores ganhos, confira também nossas 7 dicas para uma amostragem de solo de excelência.
Telemetria
Atualmente pode-se contar também com a telemetria, que possibilita o compartilhamento remoto dos dados sobre equipamentos, veículos e máquinas, por meio de um conjunto de hardware conectado às máquinas, que ajuda o produtor a fazer um diagnóstico completo da lavoura e a implementar ações para a otimização das operações.
As informações geradas pelos mapas de produtividade e de propriedades físicas do solo permitem executar correções das características naturais da terra, balanceando nutrientes de acordo com a necessidade de cada área, definindo zonas de manejos específicos através de práticas mecânicas ou culturais e avaliando o nível de fertilidade, de umidade, acidez do solo, condutividade elétrica, cor das plantas, produtividade a cada safra, dentre outras variáveis.
Dados Climáticos
O produtor também pode planejar sua produção por meio do monitoramento climático. Este controle é um fator fundamental para o plantio, pois de acordo com o clima é possível prevenir a proliferação de insetos, doenças e plantas daninhas que são prejudiciais à lavoura, já que a instabilidade climática e mudanças de temperatura podem interferir na umidade do solo.
Como o clima também pode afetar a produção com períodos de seca, chuvas, e demais fenômenos, também é através dos dados climáticos que se torna possível trabalhar o solo para torná-lo mais produtivo e para que haja um cultivo mais eficiente.
Tecnologia no combate a doenças
A inovação e constante busca de soluções oferecidas pela tecnologia também auxiliam no combate a doenças e pragas na lavoura, associando estratégias de produtos, conhecimentos agronômicos e estratégias de manejo para reforçar a proteção dos cultivos em todas as fases do plantio.
Contribuição da Saci Soluções
Desse modo, a evolução da tecnologia tem trazido enormes benefícios à agricultura. E a Saci Soluções tem contribuído com esses benefícios, por meio de preparo de profissionais para a coleta de solo para análise e oferecendo ferramentas que podem ser utilizadas para identificar essas áreas de forma mais ampla, viabilizando, de modo geral, o aumento da produção e rentabilidade, permitindo que o produtor consiga corrigir praticamente em sua totalidade as irregularidades do solo.
Quer saber mais sobre as ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de ambientes produtivos ou ficou com dúvidas? Entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!
Comentários