A agricultura está diretamente ligada ao desenvolvimento da humanidade. Graças a ela o homem deixou de ser nômade e passou a viver em local fixo para poder cultivar seus próprios alimentos. Com o passar do tempo, evoluiu de tal maneira que, hoje, trata-se de uma atividade econômica imprescindível.
Atualmente, a produção agrícola faz uso intensivo de insumos e tecnologia para que seja possível cultivar com mais eficiência, produtividade, redução de custos e, consequentemente, mais rentabilidade à produção. Esse sistema é comum em países desenvolvidos, mas também é utilizado nos subdesenvolvidos que produzem para exportação.
Dentro do âmbito de ambiente produtivo, a mobilidade nas áreas de cultivo oferece grandes vantagens, tanto em geração de dados, quanto em possibilidades de se tirar proveito desses dados na hora de plantar e colher. Confira 4 vantagens que a mobilidade nas áreas de cultivo podem oferecer no agronegócio:
Espaçamento da cultura
Atualmente, a grande maioria das máquinas utilizadas para o trabalho em campo utiliza piloto automático, ou seja, os espaçamentos entre as “ruas” da cultura são georreferenciadas, o que permite que as distâncias entre as plantas sejam constantes e definidas. Com essas medidas pré-determinadas, instrumentos que precisam se locomover dentro das plantações, como quadriciclos por exemplo, podem atravessar perfeitamente os espaços, por também terem esse recurso.
Desta forma, pode-se afirmar que o espaçamento pré-determinado auxilia no trabalho, pois possibilita que as máquinas andem exatamente na linha projetada anteriormente, garantindo o melhor aproveitamento da área de plantação e não permitindo a concorrência entre as plantas que, quando muito próximas umas das outras, não se desenvolvem tanto quanto poderiam e têm queda de produtividade.
Deslocamento para médias e grande áreas
Os recursos tecnológicos também possibilitam que os equipamentos se desloquem de um ponto para outro com muito mais rapidez e facilidade, principalmente em médias e grandes áreas. E essa otimização faz com que os operadores desses equipamentos possam focar mais seus esforços na rotina produtiva, de modo que os erros humanos sejam minimizados e os processos feitos com mais rigor.
Velocidade na captura de dados de campo
Equipamentos altamente tecnológicos propiciam a diminuição do tempo operacional no campo, já que a mobilidade nas áreas de cultivo permite acompanhar e controlar com mais precisão a obtenção de dados e, consequentemente, atribuir mais velocidade nas tomadas de decisões. Além disso, a mobilidade permite que o negócio seja gerido de qualquer lugar e torna possível planejar com antecedência. Isso faz com que os problemas sejam resolvidos mais rápido e, por conta disso, há a geração de uma produtividade melhor.
Redução de custos com mão de obra
Sem dúvida alguma, todos as vantagens já citadas levam à redução geral dos custos, pois é possível obter mais agilidade, mais precisão nas ações e tomadas de decisões mais assertivas, evitando imprevistos ou tendo a possibilidade de remediá-los com mais rapidez.
Para se ter uma ideia de comparativo entre o homem versus máquina, um amostrador de solo, hoje, rende 10 vezes mais que a mão de obra humana.
Na colheita de café, por exemplo, 50 hectares podem ser colhidos de modo automatizado em, no máximo, duas semanas. Manualmente, a mesma área poderia demandar dois meses de trabalho.
Segundo a Revista Agropecuária, a mecanização agrícola é bem-vinda, já que os trabalhadores têm a oportunidade de trocar trabalhos de extrema exaustão por funções que exigem maior qualificação e, consequentemente oferecem maior remuneração.
A Saci Soluções contribui para esse cenário
Além de oferecer equipamentos que permitem agilizar a mobilidade nas áreas de cultivo com a coleta para amostragem de solo, a Saci Soluções também contribui com o mercado preparando profissionais para executarem a coleta de solo para análise por meio de treinamentos e capacitação.
Assista e veja como funciona o Amostrador de Solo Saci Trail e confira a mobilidade do equipamento na área de cultivo, fazendo o mapeamento da área, a navegação até o ponto de coleta e a coleta do solo para análise em diferentes profundidades. É uma forma bastante simples para se entender a importância da mobilidade nas áreas de cultivo.
Você já aderiu à mobilidade nas áreas de cultivo? Como está sendo sua experiência? Compartilhe com a gente!
Comentários