Compartilhar:

Agricultura no Brasil: tendências do setor

 

Durante as últimas décadas foi possível perceber uma mudança de paradigma na agricultura no Brasil. Nosso país passou de importador, para a condição de um dos cinco maiores exportadores do mundo.

Este cenário trouxe reflexos extremamente positivos para a população, com o barateamento da cesta básica e melhoria na condição de vida.

 

A Agricultura é o setor que mais cresce na economia brasileira

Pouco a pouco, o Brasil foi conquistando espaço no cenário agrícola mundial e hoje apresenta forte influência na balança internacional de commodities agrícolas. Esse posto só foi alcançado devido ao crescente aumento de área plantada, produção, produtividade, diversificação de alimentos etc.

Desta forma, a atividade agrícola passou a ser um negócio altamente lucrativo, o que tem impulsionado o PIB. De acordo com a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil), o setor da agricultura é o que mais cresce no Brasil atualmente.

Grande parte deste crescimento deve-se aos investimentos em tecnologia, facilidade às linhas de crédito rural, políticas públicas, extensão rural, plantio direto, etc. Além disso, novas fronteiras agrícolas foram abertas, como a região do Matopiba, que atualmente é grande responsável pela produção de soja, milho e algodão.

 

Receba notícias em seu e-mail

Matopiba

O Matopiba é formado pela região de cerrado que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Alguns especialistas afirmam que esta região é uma grande aposta para o crescimento da agricultura nacional.

Enquanto o Sul, Sudeste e Centro-Oeste seguem investindo em tecnologia para alcançarem maiores índices de produtividade e redução dos custos de produção, o Nordeste brasileiro segue batendo os seus próprios recordes de produção e produtividade, safra após safra.

O oeste da Bahia, hoje, detém o título de 2ª maior produtividade de algodão irrigado do mundo. Então, considerando que esta é uma fronteira agrícola relativamente nova, ainda temos muito no que evoluir.

Todo este cenário é altamente animador e contribui de forma significativa para o crescente aumento da agricultura em nível nacional.

 

O crescimento é consequência do planejamento 

Muitos foram os fatores que impulsionaram o crescimento da agricultura. Contudo, nada disso teria ocorrido se não houvesse um planejamento eficaz, capaz de captar recursos e gerar receita. 

Sem o planejamento das safras ano após ano, o agricultor não seria capaz de gerir a sua atividade, em função do aumento da demanda por fertilizantes, sementes, defensivos e outros produtos essenciais à agricultura.

Todos estes produtos são adquiridos com uma certa antecedência, antes do início das safras. Quando um produto falta, todo o ciclo produtivo é prejudicado, desta forma, o planejamento estratégico das safras pode ser considerado com o principal responsável pela lucratividade e o crescimento do setor.

 

Tendências do setor agrícola

Atualmente, estamos passando por um momento de mudanças de paradigmas na agricultura, isto ocorre em função do surgimento de fortes tendências, dentre as quais podemos citar:

Terceirização

Diante da forte demanda por mão de obra especializada, diversas empresas terceirizadas têm surgido. Atualmente, elas desempenham os mais diversos serviços, como aplicação de defensivos, mapeamento aéreo, contabilidade, segurança do trabalho, etc.

Adesão à Agricultura de Precisão

Os resultados obtidos pela agricultura de precisão nos últimos anos são indiscutíveis, em função disso, ocorreu a popularização de diversas tecnologias agrícolas. Sendo assim, muitos médios e pequenos produtores começaram a adotá-las em suas propriedades.

Otimização de Recursos Naturais e Sustentabilidade

A pressão social e ambiental pela produção de alimentos de forma ambientalmente mais seguras e sustentáveis, levou à otimização de recursos naturais na agricultura a um caminho sem volta. 

Controle Biológico

É outra forte tendência que cresce associada à demanda ambiental pela redução do uso de defensivos agrícolas químicos.

 

Artigos Relacionados

 

Desafios do setor

Apesar das expectativas serem extremamente atrativas para a agricultura, ainda temos alguns desafios para superar e alcançar a máxima eficiência produtiva. Além disso, estudos demonstram a necessidade potencial do aumento de produtividade sem o aumento da área cultivada.

Atualmente, a população mundial é de 7,7 bilhões de habitantes, no entanto, as projeções demonstram que em 2050 iremos ultrapassar 10 bilhões, ou seja, em 31 anos, a população aumentará cerca de 30%.

Além de tudo, estima-se que a Índia ultrapasse a China como país mais populoso do mundo. Sendo assim, permanece o constante questionamento: Como iremos alimentar a população mundial nos próximos anos?

 

Expectativas

Para alcançar esse feito, a produção de alimento deve aumentar em, pelo menos, 50%, sem, contudo, aumentar de forma considerável a área cultivada. Neste sentido, a única saída é o aumento de produtividade das principais culturas alimentares agrícolas, como: arroz, trigo, milho, batata etc.

Desta forma, podemos resumir dizendo que, nas décadas passadas a agricultura se modernizou, entretanto, ainda existem desafios a serem vencidos nos próximos anos. 

Quer saber mais sobre a agricultura no Brasil e sobre agricultura de precisão? Assine nossa newsletter e receba todas as novidades!

 

21 dicas sobre Classificação do Perfil de Solo que você precisa saber