Compartilhar:

 

A importância da agricultura de precisão nas lavouras

Uma das ferramentas mais eficazes para o sucesso de uma lavoura é a chamada agricultura de precisão, assunto sobre o qual falaremos a seguir.

 A expressão define um conjunto de procedimentos e tecnologias que possibilita uma análise integral da área, incluindo o manejo de todas as variáveis relativas ao espaço e fazendo com que o rendimento do cultivo cresça exponencialmente.

 Com o método, o produtor pode realizar uma exploração mais racional de sua propriedade, otimizando o uso de insumos e, consequentemente, ganhando vantagens tanto no aumento do lucro quanto na sustentabilidade.

 

Nem só de tecnologia

Mas a agricultura de precisão não se limita apenas ao uso de tecnologia, mas também está presente na organização das lavouras dentro da propriedades, por exemplo, com tratamento diferenciado sendo dispensado a cada área peculiar.

Se um produtor estuda sua área para aplicar os insumos no local certo, no momento adequado e com as quantidades corretas, em áreas cada vez menores e mais específicas, ele já está colocando esse comportamento em andamento. Embora alguns campos sejam bastante uniformes, outros trazem variações em fatores como solo e fertilidade, afetando a produção. Assim, se as variáveis podem ser medidas, essas informações podem ser usadas para otimização da área, aumentando a eficiência e o rendimento.

 

Para áreas de alto e baixo potenciais

E tais qualidades não são apenas aplicáveis para regiões onde já há plantio, com alto potencial. Pelo contrário, a adoção de métodos de precisão também é muito indicada para exploração de regiões de baixo potencial, fazendo com que locais até então tidos como perdidos se transformem em áreas com alta qualidade de plantio.

 

Posts Relacionados

 

Mais assertividade nas tomadas de decisões

Em um resumo rápido, a agricultura de precisão proporciona redução dos custos de produção, tomadas de decisão mais confiáveis e rápida, diminuição dos riscos da atividade agrícola, controle de toda a lavoura, maior produtividade, melhoria do meio ambiente, menos uso de defensivos e tempo otimizado para o administrador.

De acordo com Fabrício Vieira Juntolli, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em entrevista concedida à Revista Globo Rural, esta tecnologia torna possível a disponibilização de grande quantidade de dados específicos da cultura, que podem subsidiar a tomada de decisões e reduzir a incerteza do negócio.

O especialista afirma que, com a adoção de tais métodos, é criado um diferencial importante para garantir a competitividade e sustentabilidade do agronegócio brasileiro, uma vez que estudos informam que a combinação destas tecnologias agrícolas pode aumentar o rendimento global das lavouras em até 67%.

 

Termo novo para prática secular

Apesar do termo ter surgido apenas nos anos 1980, entre a comunidade rural norte-americana, a prática já tem séculos de existência. Historicamente, tal comportamento era feito de maneira intuitiva, mas nas últimas décadas, foram desenvolvidas ferramentas pensadas exclusivamente para a agricultura de precisão.

 No Brasil, o comportamento foi introduzido no início da década de 90, com a adoção de máquinas dotadas de computadores e sistemas que possibilitavam a criação de mapas de produtividade. E, desde então, a modalidade vem aumentando bastante, principalmente nas culturas de soja, cana, milho, café e feijão, além de estar presente também na fruticultura, na pecuária de precisão e na irrigação de precisão.

 Em lavouras brasileiras, a agricultura de precisão é usada por aproximadamente 80% de seus praticantes na análise e preparação do solo. Isso mostra a grande importância deste setor, que depois vem seguido por regulagem de equipamentos (69%), plantio (66%), pulverização (64%) e colheita (60%) como setores em que mais se aplica o método.

 

Planejamento para a adoção

Segundo especialistas, o planejamento da adoção de tais práticas passa por três pontos: revolução gerencial, recursos tecnológicos e agregação de valores à produção. Para isso, é importante que sejam entendidas as necessidades da propriedade, visando um bom planejamento para a adoção das novas práticas. Se tais pontos forem trabalhados em conjunto, a lavoura pode ganhar bastante em rendimento e nas vantagens previamente abordadas.

 

Então, se você produz, uma boa alternativa para o futuro de seu cultivo é colocar a agricultura de precisão em prática, um investimento que renderá bons frutos na sequência.

Coleta e Análise de Solo - Fique por dentro do assunto