Compartilhar:

Na produção agrícola, a amostragem de solo é o  método que permite, antes do plantio, conhecer a capacidade do solo em suprir nutrientes para as plantas. Sendo assim  a forma mais simples, econômica e eficiente de diagnosticar o nível de fertilidade da terra, possibilitando a recomendação de quantidades adequadas de corretivos e fertilizantes para aumentar a produtividade das culturas e, como consequência a produção e a lucratividade das lavouras. Portanto, quanto melhor for a amostragem de solo, melhores resultados de produção serão obtidos.

 

Coleta do solo

A amostragem de solo é a primeira etapa para conquistar uma excelente produção, porém, para se obter um bom resultado, é necessário  cumprir rigorosamente os procedimentos que garantam qualidade desta informação.

Por isso a  escolha de equipamentos, processos, sistema de armazenagem, entre outros, se torna muito importante, pois a representatividade da amostra coletada em relação à área total é pequena.

O responsável pela amostragem do solo deve ter conhecimento das atividades a serem desenvolvidas, bem como dos locais e formas corretas de se realizar esse procedimento.

Para saber como coletar uma amostragem de excelência, confira nosso infográfico com “7 dicas para se obter uma boa análise de solo” .

 

Diminuição dos custos e rapidez na obtenção dos resultados

A amostragem de solo bem executada deve trazer informações que ajudarão na tomada de decisão. O principal benefício é permitir o uso racional de fertilizantes, e classificar as áreas de maior e menor potenciais de produção, sabendo que todos os custos operacionais podem ser otimizados com essa informação.

 

Outras consequências

Além de permitir o uso racional de insumos, a determinação mais precisa dos resultados obtidos na amostragem de solo, consequentemente, proporciona a diminuição nos impactos ambientais.

 

Adequado planejamento futuro

Com o aumento da efetividade do uso de insumos, as próximas safras serão melhor planejadas, necessitando de uma menor atuação na área em utilização. Isso dará condições mais adequadas para o desenvolvimento do plantio, desde o seu início, garantindo maior equilíbrio ao solo e à planta e permitindo que esta obtenha seu máximo potencial de produção.

 

Evita desequilíbrios nutricionais

Uma amostragem de solo adequada garante também que não ocorram desequilíbrios nutricionais. Além do risco de contaminação ambiental, o uso em excesso de alguns nutrientes pode dificultar ou até mesmo impedir a planta de absorver outros nutrientes. Como exemplo, a absorção de N pode promover a alteração do pH na região da rizosfera, e este mecanismo pode afetar a absorção de outros nutrientes, principalmente micronutrientes. Esse desequilíbrio pode diminuir sua capacidade de produção e gerar perdas, o que consequentemente, demandará gastos para reequilibrar as condições do solo.

 

Manejo

A amostragem de solo feita de maneira correta influencia também no manejo do solo durante o processo produtivo pois, além de indicar quais nutrientes e suas quantidades, os resultados da análise de solo indicam  em qual profundidade eles são mais necessários, além de outros aspectos como a taxa de compactação, umidade entre outros. Tudo isso determina a época de aplicação, formas de realizá-las e equipamentos, afetando assim o planejamento da safra bem como as condições de produção das plantas.

 

Predizer a probabilidade de se obter respostas lucrativas com o uso adequado de corretivos e fertilizantes

Determinando-se quantidades e atividades necessárias na área em questão, o produtor terá condições de predizer qual será a produção (desde que outros fatores como água disponível, correta distribuição das sementes, tratos culturais como poda e controle de ervas daninhas e outras atividades sejam bem realizadas). E essa determinação servirá como base para avaliar quais ações foram suficientes ou não, modificando o manejo na área para a próxima safra.

 

Planejamento de plantio futuro

Uma amostragem de solo periódica permite analisar as modificações no tempo em relação ao tipo de plantio atual, condições inerentes do solo e manejos realizados. Assim, o produtor tem condições de adequar o plantio para a área em relação ao cultivo escolhido, rotação de culturas, mudança do tipo de plantio e até possível alteração da espécie plantada. Se o resultado de plantação se mostra inadequado, com uma amostragem de solo de qualidade, o produtor terá condições de se readequar para melhores resultados.

Realizar uma amostragem de solo de qualidade na época correta, na área mais adequada e mais representativa da propriedade, utilizando-se de bons equipamentos e mão de obra qualificada garantirá resultados mais precisos e, assim, melhores condições para um aumento da produção.

Quer saber mais por que uma melhor amostragem de solo pode aumentar sua produção, ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e nós ajudaremos você!